The Rolling Stones: Blue And Lonesome (2016)- Resenha

Chegando quase aos 55 anos de carreira, com dezenas de álbuns de inéditas, alguns ao vivo e infindáveis lendas urbanas, a maior banda em atividade da história retorna com mais um disco de estúdio. E dessa vez, com releituras de grandes clássicos do blues que influenciaram a banda no início de sua trajetória. Muitas pessoas questionaram a necessidade de uma banda como os Stones fazerem isso à essa altura, mas depois de ouvirmos o resultado final de Blue And Lonesome, a sensação que fica é de que a banda ainda tem bastante lenha para queimar, e que o fim da banda parece não estar próximo.

Gravado em apenas 3 dias (!), Blue And Lonesome tem como principal qualidade a energia que exala das músicas e a organicidade pela forma como elas foram executadas. A impressão que fica é que a maioria das canções foi registrada no primeiro ou segundo take, pois impressiona a crueza sonora que tais releituras pediam e que a banda acertadamente imprimiu.

O disco é curto e direto, com todas as músicas empolgantes e certeiras. Mas a abertura com Just Your Fool, a dançante e sensual Ride ‘Em On Down (que ganhou um videoclipe legal com participação da Kristen Stewart), a arrastada faixa-título e I Can’t Quit You Baby, clássico máximo de Willie Dixon e que ainda conta com participação de Eric Clapton são as que mais chamam atenção.

Para algumas pessoas que dizem que Blue And Lonesome é um simples caça-níquel, vejo de uma forma bastante diferente. Sabendo que a banda foi fortemente influenciada pelo blues em seu início, e que seus dois primeiros discos são compostos em sua maioria por covers do estilo, esse recente álbum surge como um fechamento para um grande loop discográfico para a banda. Do blues vieram, ao blues voltaram.

Não é um grande disco e nem de longe pode ser considerado um dos melhores de 2016, mas definitivamente é aquele álbum que deve constar na coleção dos fãs de blues e principalmente da banda. Abra uma cerveja, chame os amigos para um churrasco e coloque Blue And Lonesome no talo, e tenha muita diversão e boa música nesse final de ano!

Curta nossa página no facebook!

Comentários no Facebook