Por Que Esquadrão Suicida deu tão errado?

AHNy13Q_

Mesmo indo bem nas bilheterias, Esquadrão Suicida recebeu críticas ainda mais fortes do que as que Batman Vs Superman. O filme é tão ruim assim? a crítica está sendo paga pra falar mal da DC? Bem, vamos tentar entender um pouco do que deu errado no longa do David Ayer.

Pós- produção

Ainda esse ano, ou seja, perto da estreia do filme, boatos rolaram que ele teve que passar por refilmagens para deixar o tom com mais humor. A informação vazou, e então os atores passaram a tentar desmenti-la nas entrevistas, ou diziam que as filmagens eram na verdade para adicionar cenas de ação. De qualquer forma, assistindo ao filme fica nítido que ele foi modificado. Algumas piadas são tão fora de tom e de momento, que fica a sensação de que ele foi sim “remendado”. Além do mais, essa migração para um tom mais humorado foi entregue pelos posteres  de divulgação, que ao ponto que a data do filme se aproximava, eles ficavam mais coloridos.

 ” O Guardiões da Galáxia da DC”

Em 2014, ninguém esperava que o filme de heróis com maior bilheteria seria Guardiões da Galáxia, já que era uma equipe pouco conhecida até por quem lê quadrinhos. A DC então resolveu lançar seu próprio filme de equipe desconhecida. Só que o tiro saiu pela culatra. A forma como o David Ayer apresenta seus personagens é muito preguiçosa e sem naturalidade, que não conseguimos nos afeiçoar por eles. Se no filme da Marvel a equipe era apresentada de uma forma mais orgânica: onde um personagem encontra outro, que encontra outro e assim a trama vai se desenrolando, Em Esquadrão Suicida eles são  cuspidos em uma tela cheia de letras coloridas com informações. Além do péssimo uso das músicas, que são ótimas, mas foram claramente jogadas ali para amenizar o tom sombrio do filme. Chegando até a usar uma música presente no filme dos Guardiões da Galáxia!!!

https://www.youtube.com/watch?v=Kic04sIkEas

Roteiro

Como mencionei na crítica (leia aqui), o roteiro é de longe a maior falha do filme. A prova disso é que o vilão do filme apenas existe por conta da formação do próprio esquadrão. Algo parecido com o BvS, que o plano do Luthor de sequestrar a mãe do Superman para fazê-lo lutar com o Batman acaba aproximando os dois (na cena mais vergonhosa de um filme de herói da história).

DC x Marvel

Sim, toda essa briga que acontece há anos influi na produção e no resultado do filme nos cinemas. Muitos críticos por aí andam dizendo que esse tom dos filmes da DC é o motivo de tantas críticas. Parece que todos já esqueceram que a trilogia do Nolan era sombria e realista, e deu muito certo. O tom definitivamente não é o problema dos filmes da Warner, pois se cada vez mais eles parecerem com os da Marvel, teremos que ir  no cinema dez vezes por ano assistir a praticamente o mesmo filme. E do jeito que as coisas andam, não vai demorar muito para o Batman do Ben Affleck parecer com o do Adam West.

Curta nossa página e recomende aos amigos!

Comentários no Facebook